O verão chegou e, com ele, o aumento dos casos de dengue. Esse aumento não é aleatório: a época quente e úmida torna o ambiente propício para a reprodução desses mosquitos. E, ainda que se adote medidas preventivas básicas, apenas a dedetização pode proteger a sua família da doença. Saiba o porquê, acompanhando o artigo abaixo!
Entenda os perigos da dengue
A dengue é uma doença que tem como causa um vírus, que o mosquito Aedes aegypti transmite. Alguns dos seus sintomas são:
- Dor nos olhos
- Manchas vermelhas no corpo
- Febre alta
- Dores no corpo
- Enjoo e vômitos
Não há nenhuma medicação que consiga curar a dengue, portanto, quando ela aparece, apenas se tratam os seus sintomas. Em cerca de 10 dias, eles desaparecem, na maioria dos casos.
Entretanto, há variações graves da doença que podem causar trombose, e até mesmo levar uma pessoa a óbito. Por isso, ações preventivas básicas devem ser adotadas, e a dedetização pode salvar sua família da presença de mosquitos que transmitem a dengue.
Como se prevenir
Há muitas medidas básicas que se pode tomar para se prevenir contra a dengue. Todas elas consistem em eliminar as formas de proliferação dos mosquitos, impedindo água de se acumular nos locais.
Portanto, sempre que tiver em casa pneus, vasinhos de plantas, lonas no quintal, ou outros locais os quais possam empoçar, cuide para que isso não aconteça.
Além disso, vigie para que águas paradas, como as de caixas de água, estejam perfeitamente tampadas. O ideal é verificar também se elas não possuem frestas, por onde os mosquitos possam entrar. Por menores que sejam aos olhos, eles conseguem passar.
Impedir o acúmulo de água é a principal medida contra a dengue porque o mosquito se reproduz depositando seus ovos nela. Entretanto, é uma medida que você consegue fazer apenas onde tem acesso.
Isso significa que os mosquitos podem se proliferar em outros lugares e chegarem até a sua casa, da mesma forma. Por isso, a dedetização pode proteger a sua família e é o meio mais seguro de garantir que ninguém seja picado pelo mosquito contaminado.
Por que a dedetização é o único método seguro
A dedetização, quando feita por empresas especializadas e reconhecidas no mercado, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, possibilita manter um ambiente e livre de mosquitos e outras pragas urbanas.
A dedetização pode proteger a sua família por profissionais avaliam o ambiente e definem os melhores métodos e os melhore produtos para aplicação no local. Isso porque não há apenas uma forma de realizar o procedimento, mas várias.
Alguns exemplos de técnicas são: pulverização, aplicação em gel, larvicidas em pó e termonebulização. Mediante a escolha correta, o ambiente fica limpo e é possível matar o Aedes aegypti que está presente no local, bem como impedir que novos apareçam.
O procedimento dura muitos meses e aqueles que moram em casas ou apartamentos apenas precisam repeti-los a cada seis meses.
Entenda por que não usar inseticidas
Muitas pessoas tentam adaptar o método da dedetização, comprando produtos e aplicando, elas mesmas, pela casa. Mas essa é uma atitude muito perigosa. As dedetizadoras trabalham com produtos que têm certificado por agências reguladoras e elas sabem o que fazer para evitar problemas na hora da aplicação dos produtos.
A depender da forma como essa aplicação é feita, uma pessoa pode se intoxicar mediante a inalação ou o contato com o produto. Existe, ainda, a possibilidade de uma criança pequena ingerir o produto, assim como um pet.
Portanto, a dedetização pode proteger sua família quando feita por profissionais, com segurança, usando produtos e técnicas corretos.