O que fazer após o fim da pandemia? Responsabilidades que não pode deixar passar

A pandemia do coronavírus fez com que nós mudássemos totalmente nosso estilo de vida, atribuindo novos hábitos de higiene, assim como de socialização. Mas as mudanças não ocorreram somente nesses âmbitos e você vai conferir agora, responsabilidades que devem estar sobre seu controle no momento pós-pandemia:

IPVA

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um valor obrigatório para proprietários de veículos no Brasil, mas devido a pandemia do coronavírus, o Governo Federal juntamente ao Detran optaram por tomar medidas para beneficiar tanto os contribuintes quanto os órgãos responsáveis por cobrar.

As medidas dependem de cada estado. São Paulo, por exemplo, optou por oferecer isenção para os proprietários de veículos registrados no estado. Enquanto isso, outras regiões como o Amapá suspenderam o pagamento do imposto para quem possuía um veículo com mais de 15 anos de uso.

No período de pós-pandemia, é necessário estar preparado para o pagamento IPVA 2021que estará sendo cobrado em todo Brasil.

CLT

As mudanças da CLT ocorreram não somente para quem presta serviços, como também para quem empega. De acordo com as medidas de prevenção da doença, as empresas ficam responsáveis por garantir as medidas decretadas pelo Ministério da Saúde e documentá-las.

Assim, as empresas podem também comprovar, em caso de contaminação por Covid-19, que estão cumprindo com o que é previsto e neste caso, não possuem responsabilidade por funcionários doentes. E isto vai desde a limpeza do local de trabalho como o envio de objetos para quem atua como home office.

É importante enfatizar que muitos trabalhadores têm atuado em suas funções através do serviço de home office, o que caracteriza uma das maiores mudanças para o cenário empregatício.

Prevenção

As outras responsabilidades para o momento de pós-pandemia são relacionados a medidas de prevenção, que podem auxiliar na diminuição do contágio e assim, evitar um novo surto da doença. Uma das principais mudanças de hábito, neste caso, é a impossibilidade de aglomeração de mais de 10 pessoas em um ambiente.

Também é preciso respeitar o novo horário de funcionamento do comércio, que está previso para ser finalizado até ás 20 h. A medida visa diminuir a quantidade de pessoas em locais como shoppings, praias e restaurantes.

O uso de máscara precisa ser mantido mesmo após o fim da quarentena, uma vez que ela não significa a erradicação da Covid-19, mas a reabertura do comércio para que a economia possa se estabelecer novamente em todo mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *