• Post publicado:23 de janeiro de 2023
  • Categoria do post:Medicina

A urologia é uma área da medicina que lida com o sistema urinário e reprodutivo masculino e feminino, mas você sabe quais os procedimentos cirurgicos da urologia mais comuns?

A urologia é uma subespecialidade da medicina que trata de distúrbios e doenças destes sistemas, bem como realiza procedimentos cirurgicos da urologia. Os procedimentos cirúrgicos da urologia são usados para tratar problemas relacionados ao sistema urinário e reprodutivo, incluindo doenças, infecções e outras condições médicas.

Neste artigo, vamos discutir alguns dos procedimentos cirurgicos da urologia mais comuns.

Procedimentos cirúrgicos mais comuns da urologia

Depositphotos 48951909 S 1

Cateterismo

O cateterismo é um dos procedimentos cirurgicos da urologia comumente realizado. É um procedimento não-cirúrgico que envolve a inserção de um cateter (tubo fino) através da uretra para permitir a drenagem da bexiga. O cateterismo é usado para diagnosticar e tratar diversos problemas da bexiga, incluindo infecções, incontinência urinária, cálculos renais e hiperplasia prostática benigna (HPB).

Cirurgia de Cistectomia

A cistectomia é um procedimento cirúrgico usado para remover ou reparar ou cirurgia para remover ou reparar a bexiga. A cirurgia é usada para tratar várias condições, incluindo câncer de bexiga, infecções crônicas da bexiga e incontinência urinária. Durante o procedimento, o cirurgião remove completamente ou parte da bexiga. Em alguns casos, a bexiga pode ser substituída por um saco externo, conhecido como reservatório ileal.

procedimentos cirurgicos da urologia

Cirurgia de Vesícula Biliar

A cirurgia de vesícula biliar é um procedimento cirúrgico usado para remover a vesícula biliar, que é um órgão localizado no lado direito do abdômen. O procedimento é usado para tratar condições como pedras na vesícula biliar (cálculos biliares) e doença de vesícula biliar crônica. Durante o procedimento, o cirurgião remove a vesícula biliar através do abdômen ou da boca.

Prostatectomia

A prostatectomia é um procedimento cirúrgico usado para remover ou reparar a próstata. É usado para tratar várias condições, incluindo câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite crônica. Durante o procedimento, o cirurgião remove toda ou parte da próstata. Em alguns casos, a próstata pode ser substituída por uma prótese.

Depositphotos 384028002 S

Orquiectomia

A orquiectomia é um procedimento cirúrgico usado para remover os testículos. O procedimento é usado para tratar condições como câncer testicular, infertilidade e hernia inguinal. Durante o procedimento, o cirurgião remove os testículos por meio de um corte na região do escroto.

Cirurgias estéticos

As cirurgias estéticas tem sido cada vez mais comuns entre os homens e mulheres, e dentro da urologia isso acontece também. Muitas cirurgias para mudar a aparência do pênis é relizado, dentre as mais comuns são elas: aumento, engrossamento e tratamento da fimose.

Circuncisão

A circuncisão é um procedimento cirúrgico usado para remover o prepúcio, uma pele que cobre a glande do pênis. É usado para tratar várias condições, incluindo balanopostite crônica (infecção crônica da glande e do prepúcio) e infecções urinárias recorrentes. Durante o procedimento, o cirurgião remove o prepúcio com um bisturi ou lazer.

Depositphotos 68484341 S

Conclusão

Como você pode ver, existem vários procedimentos cirúrgicos usados na urologia. Cada um destes procedimentos é usado para tratar uma condição específica, e os riscos e benefícios devem ser discutidos com o médico antes de qualquer decisão cirúrgica. Se você está preocupado com algum problema relacionado ao seu sistema urinário ou reprodutivo, consulte um especialista em urologia para obter mais informações sobre seus tratamentos e procedimentos cirurgicos da urologia disponíveis.