• Post publicado:29 de dezembro de 2022
  • Categoria do post:Dicas

O autocuidado nem sempre é se deliciar com uma sobremesa ou comprar algo bom para si mesmo. Pode ser sobre sua saúde e bem-estar geral. Neste blog, falamos tudo sobre autocuidado, o que é e como adicioná-lo à sua rotina.

Como praticar o autocuidado

O que é Autocuidado?

O autocuidado inclui quaisquer atividades que realizamos em busca de melhorar nossa saúde mental, emocional, física ou espiritual. Pense na última vez que você fez algo para seu próprio prazer para melhorar seu humor, reduzir seus níveis de estresse ou simplesmente para seu próprio prazer – isso é autocuidado!

Praticar o autocuidado com sua saúde pode ajudar a prevenir doenças, limitar doenças e restaurar seu bem-estar geral.

1672334839 517 Como praticar o autocuidado

Etapas gerais para o autocuidado

1. Coma uma dieta balanceada.

  • Você pode conversar com um nutricionista ou dietista ou procurar recursos como sites (que terminam em .org) ou livros. Myplate.gov tem diretrizes dietéticas sobre quanto de cada grupo de alimentos devemos ingerir diariamente.
  • Você também pode conversar com seu médico sobre como uma dieta balanceada pode parecer para você.

2. Tome vitaminas todos os dias, independentemente da sua idade.

3. Tenha um tempo de sono adequado.

  • De um modo geral, a maioria das pessoas precisa de pelo menos oito horas de sono. Mas todo mundo é diferente – algumas pessoas podem precisar apenas de seis ou sete horas para se sentirem descansadas no dia seguinte. O mais importante é dormir o suficiente para se sentir descansado.

4. Incorpore exercícios e atividades físicas em sua rotina.

  • Pelo menos 30 minutos/3x por semana é suficiente para colher os benefícios de saúde da atividade física.

5. Não fume.

  • Fumar pode encurtar a expectativa de vida de uma pessoa em 10 anos. Também pode causar câncer, doenças cardíacas, derrame, doenças pulmonares, diabetes, DPOC ou outras doenças. Se você está tendo problemas para parar, podemos ajudá-lo a aprender algumas habilidades de enfrentamento na Clínica de Saúde da Família.

6. Pratique técnicas de relaxamento.

  • Quando você pratica relaxamento, pode diminuir sua frequência cardíaca, baixar a pressão sanguínea, diminuir a frequência respiratória, melhorar a digestão e melhorar os níveis de açúcar no sangue. Também pode reduzir a atividade dos hormônios do estresse, aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos principais e ajudar a reduzir a tensão muscular e a dor crônica.

7. Limite a ingestão de álcool.

  • O consumo frequente de álcool em grandes quantidades pode causar pressão alta, doenças cardíacas, derrame, problemas digestivos, câncer, sistema imunológico enfraquecido, problemas de aprendizado e memória (que levam a Dimensia), depressão/ansiedade, problemas relacionais/sociais, lesões físicas, álcool envenenamento, comportamentos sexuais de risco, natimorto, síndrome alcoólica fetal e muito mais.

8. Agende consultas médicas regulares.

  • Isso inclui dentistas, oftalmologistas, especialistas, clínicos gerais e qualquer outro profissional de saúde que atenda às suas necessidades de saúde.
  • Não altere a dosagem ou interrompa o uso sem consultar seu médico.

10. Cuide de suas necessidades espirituais.

  • O que quer que isso signifique para você – pode significar ir à igreja, manter seus valores e crenças pessoais, orar, escrever um diário ou se envolver com sua comunidade.

11. Consulte um profissional de saúde mental se precisar.

  • Se você não estiver se sentindo bem, pode ser útil consultar um profissional que saiba como abordar sua situação.
1672334839 898 Como praticar o autocuidado

Autocuidado não precisa ser complicado

Todo autocuidado não tem a mesma aparência! Existem muitas tarefas cotidianas que você já pode incorporar à sua rotina que ajudam a reduzir seus níveis de estresse e melhorar seu humor.

Aqui estão sete atividades de autocuidado que você provavelmente já faz e nas quais talvez não tenha pensado:

1. Pratique uma higiene adequada.

  • Cortar o cabelo, tomar banho, escovar os dentes e cuidar da aparência conta como autocuidado!

2. Faça tarefas domésticas.

  • Quando sua casa está limpa, sua saúde mental pode melhorar! Você poderá descansar adequadamente se sua casa estiver limpa e você puder aproveitar seu espaço.

3. Tire um cochilo.

  • Os cochilos podem ser uma ótima pausa durante o dia e ajudá-lo a reenergizar para suas tarefas! No entanto, se você cochilar por mais de 30 a 45 minutos, isso pode afetar seu sono à noite.

4. Pague suas contas em dia.

  • Se você está constantemente atrasado nas contas, isso pode causar estresse e problemas de saúde mental. Estar em dia com as contas pode ajudar a limpar sua mente do estresse financeiro.

5. Pratique hobbies.

  • Você deve aproveitar seu tempo de inatividade! Qualquer passatempo que lhe dê prazer pode contribuir para o seu bem-estar geral.

6. Faça pausas.

  • Fazer pausas curtas durante o dia de trabalho pode ajudá-lo a manter o foco e a tarefa quando estiver trabalhando. Também pode reduzir o estresse durante tarefas difíceis.

7. Socializar.

  • Socializar com amigos e familiares é importante para sua saúde mental! Jantar ou tomar um café com os amigos ou jogar um jogo com a família pode ajudar a levantar o ânimo.
1672334839 584 Como praticar o autocuidado

Autocuidado para doenças crônicas

E quanto ao autocuidado para aqueles com doenças crônicas? Ter uma doença crônica torna ainda mais importante tomar medidas para proteger sua saúde e bem-estar. Novamente, isso não precisa ser difícil, mas é importante ser muito intencional sobre o autocuidado quando você tem uma doença crônica.

Diabetes

De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, 10,5% da população dos EUA vive com diabetes. Aqui estão 7 comportamentos de saúde essenciais para quem vive com diabetes:

  1. Coma uma dieta balanceada
  2. Levar um estilo de vida fisicamente ativo
  3. Monitore os níveis de açúcar no sangue
  4. Tome os medicamentos prescritos
  5. Pratique boas habilidades de resolução de problemas
  6. Pratique habilidades de enfrentamento saudáveis
  7. Reduzir comportamentos de risco

Doença crônica geral

Para doenças crônicas mais gerais, aqui estão 6 dicas de autocuidado:

  1. Continue indo às suas consultas para monitorar qualquer alteração.
  2. Agende uma consulta com um especialista, se necessário.
  3. Tome seus medicamentos conforme prescrito.
    • Nunca altere a dosagem ou interrompa o uso sem consultar seu médico.
  1. Converse com um nutricionista ou nutricionista.
  2. Incorpore exercícios ou atividades físicas.
    • Pergunte ao seu médico o que você é fisicamente capaz de fazer com sua doença crônica.
  3. Eduque-se sobre sua doença crônica.
    • Qualquer site que termine em .org geralmente é um site confiável, onde você pode obter informações precisas de especialistas qualificados.
1672334839 844 Como praticar o autocuidado

Incorporando o autocuidado em sua vida

Sabemos que fornecemos muitas dicas neste blog sobre como praticar o autocuidado. É importante lembrar que o autocuidado deve ser relaxante, prazeroso e benéfico para a saúde!

Se você gostaria de começar a praticar um estilo de vida mais saudável, mas não sabe por onde começar, adicione uma rotina de autocuidado por vez – você não precisa fazer tudo de uma vez. Temos certeza de que há mais dicas de autocuidado que não abordamos neste blog, mas esperamos que este seja um ponto de partida para sua jornada de autocuidado.